quarta-feira, outubro 11, 2006

O Pássaro da Alma

Em um “passeio” pela internet.
Passeio este corriqueiro de noites insones.
Entrei ao acaso em um blog de uma portuguesa de Aveiro chamada Cris e acabei lendo um texto lindo que ela escreveu sobre uma conversa dela com o filho João de cinco anos.
O Pássaro da Alma...
Também tenho um João na minha vida.
Mais ou menos com a mesma idade...
Sobrinho lindo que me faz dormir com carinho no rosto enquanto eu deito do seu lado pra "ele" dormir.
Criança especial que imaginei me contando a mesma história.
Me olhando com aqueles olhinhos doces de longos cílios...

"Foi o teu Pássaro da Alma que abriu a gaveta de estar zangado?"

Esta tinha sido a pergunta do João de Portugal pra sua mãe, pulando no seu colo, quando, por algum motivo esta acabou sugerindo umas palmadas.
Surpresa, sem entender o que significava aquela pergunta, continuou sugerindo umas palmadas.

“Foi o teu Pássaro da Alma?”

Insistia o pequeno.

“_ Que conversa é essa?
_ Tu não sabes que vive um pássaro dentro de nós? Eu conto-te mamãe! Ele chama-se Pássaro da Alma e vive em um sítio muito fundo dentro do peito das pessoas... foi a Mafalda que nos contou hoje...
_ E esse sítio... ?
_ É a nossa alma mamãe! E lá, no fundo dela, existem muitas gavetas... a gaveta de estar zangado, a de ficar contente, a de ter sono, de ter fome, a de ficar triste, a de chorar... e até as gavetas de ter vontade de dar coisa às pessoas!
_ Que coisas filho?
_ Beijinhos... queres um? Se eu te der um beijinho pode ser que o teu Pássaro da Alma feche a gaveta de estar zangado...”

Imagino seus olhinhos, sua carinha de menino esperando da mãe uma resposta. Uma resposta que confimasse esta história linda contada pela "Mafalda".

“O Pássaro da Alma já fechou a gaveta do estar zangado, mas disse-me que voltava a abrí-la se tu fizesses asneira outra vez... Por isso vamos lá a pensar os dois no que havemos de fazer para o Pássaro da Alma só abrir as gavetas das coisas boas... O que achas?
_ Mas eu já sei! Olha, não podemos trancar as gavetas sem ele ver, porque as gavetas não têm chaves, mas podemos ter vontade de fazer as coisas bem e o Pássaro da Alma passa as coisas boas para as gavetas de cima e esquece-se das gavetas de baixo, onde ficam as coisa más... Ele gosta de beijinhos e tu também. Eu dou-te muitos beijinhos, não faço mais asneiras e pronto!
_ Combinado! Vamos lá ajudar o Pássaro da Alma a arrumar as coisas boas nas gavetas de cima! Dá cá um beijo grandeeeeeeeeeeee!”


Não consegui disfarçar um sorriso quando acabei de ler esta história.
Pensei no "meu" menino.
Meu sobrinho querido dormindo no quarto ao lado...
Sua sinceridade de criança.
Sua magia, que com um abraço apertado e gostoso faz meu Pássaro da Alma fazer ruídos no meu peito nos dias cinzentos...
Organizando as gavetas...
Esquecendo das gavetas de baixo...
Serenando minha alma...
Reservando a gaveta mais de cima para os mais doces momentos!
E sempre!
Sempre lembrando de deixá-la aberta...

3 Comments:

Blogger Eflúvios Literários said...

Um passarinho verde me contou que seu Pássaro da Alma estava afim de me ver para me dar um beijinho...
Hehehehehehehehehe.
Saudades, Gi.
Café hoje?
Beijo.

5:49 PM, outubro 11, 2006  
Blogger O Mimeógrafo Pisca-Pisca said...

Adorei te conhecer encaixotada. Já esta no meu RSS.
Acho que você vai gostar do blog da Nono Joris, mãe do Joaquim (um menino super criativo e inteligente como o João). Eu gosto muito.
Depois passa lá no Mimeógrafo (http://mimeografo.blogspot.com.br). Espero que goste também.

2:31 AM, outubro 16, 2006  
Blogger O Mimeógrafo Pisca-Pisca said...

ahhh... o endereço da Nono Joris: http://nonojoris.spaces.live.com/

2:32 AM, outubro 16, 2006  

Postar um comentário

<< Home